Tuesday 6 March 2018

Halal haram forex dalam islam


O mercado de câmbio (forex, ou mercado de câmbio) é um mercado global descentralizado para negociação de moedas como rial, dólar, euro, libra, iene, dinar, etc.). Se alguém que pretende negociar moeda, sente que o valor de uma determinada moeda está subindo, ele vai comprá-la e quando seu valor diminui, ele vende, ou ele compra moedas caras e, depois de algum tempo, vende a moeda para ganhar lucro . O comércio e troca de moeda ocorreram pela primeira vez nos tempos antigos. Pessoas que mudaram dinheiro, pessoas que ajudam os outros a mudar dinheiro e também tomar uma comissão ou cobrar uma taxa estavam vivendo nos velhos tempos. Moeda e câmbio também foi um elemento vital e crucial do comércio durante o mundo antigo para que as pessoas pudessem comprar e vender itens como alimentos, cerâmica e matérias-primas. Houve momentos em que um representante foi nomeado para essa negociação. O agente realizaria a transação e o lucro ou perda seria incorrido pelo proprietário do capital. Não há problema em tal transação de acordo com a lei islâmica porque goza de todas as condições necessárias de uma transação válida, para não mencionar o fato de que ela não possui quaisquer condições que possam ser contrárias a Shari039ah. Portanto, é permitido de acordo com a lei islâmica. No entanto, o que agora é conhecido atualmente como forex ou mercado de moeda enfrenta certos problemas e dificuldades que o tornam haram e inadmissível. Alguns desses problemas são os seguintes: 1. A maioria dos que afirmam estar no ciberespaço, trabalhando como agentes forex e executando weblogs ou sites não são pessoas reais. As transações realizadas por sua parte, portanto, são fraudulentas e destinam-se a arrancar os comerciantes da sua riqueza. O objetivo é enganar as pessoas e roubá-las de seu capital e investir na propriedade. Como as empresas são falsas e não se referem a nenhum lugar específico, a vítima não tem como recuperar o que perdeu. Então ele perde toda sua propriedade. 2. Algumas outras pessoas que trabalham como agentes forex ou, pelo menos, afirmam ser assim são pessoas reais, permitindo que os participantes tenham sua própria página especial para ver seu saldo, bem como as transações realizadas. O relatório é fornecido diariamente e o cliente continua pensando que o relatório é real e ele confia neles, mas esse é um relatório falso mostrado em sua página porque eles investem em outros lugares e para outros fins, como contrabando, etc. Este tipo De negociação é absolutamente impossível porque a empresa não cumpre as condições e o capital do cliente não é usado para comprar e vender moeda. 3. Algumas outras pessoas que trabalham como agentes de forex ou, pelo menos, afirmam ser assim são pessoas reais e realmente estão fazendo um comércio de moeda, mas eles fazem tais estipulações como parte do contrato que é bastante contrário à Lei Shari039ah islâmica ou leis religiosas. Por exemplo, é estipulado que, em momentos em que não há transação, o capital deve ser emprestado a uma empresa ou banco para que ele possa receber juros no final. Essa condição inserida no contrato invalida a operação porque a transação foi realizada com uma condição haram (ilegal). Portanto, negociar nesse mercado também é haram. A conclusão é que, se a negociação forex que é feita na internet é realizada de acordo com todas as condições necessárias para uma transação válida, ou seja, os agentes são reais e conhecidos e tudo é feito de acordo com a demanda do proprietário do capital e condições legais Apresentado por ele, não haveria nenhum problema. Além disso, as regras do país sobre contratos de capital e secundários devem ser legais. Deve-se notar que o banco central da República Islâmica do Irão também realiza operações de Forex. Uma vez que as regras islâmicas são observadas nesses bancos, não há objeção a eles e não há problema em participar da negociação. 8.6k Vistas middot View Upvotes middot Não para reprodução I039m um muçulmano e sim eu troco fx. E uma vez discuti com um dos meus colegas sobre isso (ele é um antigo temporizador conservador). Uma vez que ambos trabalhamos no exterior, expliquei-lhe que, com ou sem fins lucrativos, ambos estamos envolvidos no comércio de moeda. Assim como transferir dinheiro para casa, como o USD é a moeda de reserva do mundo, que significa que estamos indiretamente envolvidos na negociação de divisas, mesmo em partes atômicas (a troca de fx circula mais de 5 trilhões de dólares por dia). Então, sim, estamos todos dentro dele. O que torna bastante duvidoso é o swap para os muçulmanos que são claramente categorizados como riba como juros de empréstimos. Mas hoje em dia, muitos corretores fornecem permuta ou islâmica para maior propagação como conseqüência. Issue no. 1 resolvido. No entanto, da minha visão pessoal e muitos colegas concordam com isso, há outra captura que faz com que a negociação seja considerada como haram. Saltando em um comércio como rolando um dado sem uma análise adequada e tal poderia colocá-lo em uma situação de jogo. Está um pouco desfocado, por assim dizer. Mas se você é sincero com você mesmo, você sabe se você está negociando ou jogando. E para apoiar minha resposta, o comércio sem permuta é considerado como halal pela autoridade islâmica na Indonésia - meu país de origem - que é o maior país muçulmano. Aprender a fazer o nosso melhor na negociação deve impedir que nos tornemos jogadores em campos de comércio. Espero que ajude. 8k Vistas middot View Upvotes middot Não para reprodução Resposta erudita à questão. P. Gostaria de saber sobre o investimento em curreny (FOREX Market). Como agora um dia, é muito comum que as pessoas invistam no euro para ganhar lucros. Um corretor continua me chamando para investir USD em Euro. O comércio de moeda é halal. A. Louvado seja para Allah. A negociação em moedas é permitida desde que a troca ocorra na mesma sessão do contrato. É permitido vender euros por dólares, desde que a troca ocorra na mesma sessão do contrato. Mas quando o acordo diz respeito ao mesmo tipo de moeda, como vender um dólar por dois dólares, isso não é permitido porque é um tipo de riba. Nesse caso, eles devem ser de igual montante e a troca deve ocorrer na mesma sessão do contrato se a troca for relativa a um tipo de moeda. A evidência disso é o relatório narrado por Ubaadah ibn al-Saamit (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (a paz e as bençãos de Allah sejam com ele) disse: Ouro para ouro, prata para prata, trigo Para trigo, cevada para cevada, datas para datas, sal para sal, como para igual, mesmo para o mesmo, mão a mão. Se os tipos forem diferentes, então vendam o que quiser, desde que seja mão a mão. Narrado pelo muçulmano, 1587. Diz em Majmoo Fataawa Ibn Baaz (19171-174): A negociação em moeda, compra e venda, é permitida, mas está sujeita à condição de que a troca seja de mãos dadas se as moedas forem diferente. Se uma pessoa vende moeda da Líbia para americanos ou egípcios ou qualquer moeda de mão em mão, não há nada de errado com isso, como se ele compra dólares para moeda líbia mão a mão, trocando em uma sessão ou ele compra moeda egípcia ou inglesa Etc para o libio ou qualquer moeda mão a mão, não há nada de errado com isso. Mas, se houver um atraso, não é permitido, e se o intercâmbio não for feito na mesma sessão, não é permitido, porque nesse caso é considerado como uma espécie de transação baseada em riba. Portanto, a troca deve ocorrer na mesma sessão, mão a mão, se as moedas forem diferentes. Mas, se eles são do mesmo tipo, devem ser cumpridas duas condições: devem ser iguais e a troca deve ocorrer na mesma sessão, porque o Profeta (a paz e as bençãos de Allah sejam com ele) disseram: Ouro para o ouro Prata para prata A decisão sobre moeda é mencionada acima, se forem diferentes, é permitido que os montantes trocados sejam diferentes, desde que a troca ocorra na mesma sessão. Se eles são do mesmo tipo, como dólares por dólares, ou dinares para dinares, então a troca deve ocorrer na mesma sessão e eles devem ser do mesmo valor. E Allah é a fonte da força. Citação final. 4.6k Vistas middot View Upvotes middot Não para ReproduçãoEst-il permissão de tratamento em projetos na versão de mudanças (Forex) sobre lInternet Quelle é a sua opinião sobre a pergunta de tabiyeet (estipulação de linha de aplicação de laccord le jour mme) Quest - Também a sua opinião sobre o processo de compensação que é o retardador apresente um dois dias aprs la fin du contrat. Louange Allah. É o seu pedido de tratamento, e a sua transação é feita em conjunto e está disponível de acordo com as condições que exigem a aplicação, tais como a estipulação de dhonoraires pour lancer de retardador, que é dinâmico, é o que é mais fácil de instalar. Dia. En ce qui concerne la main the main de change, ce qui at discut in la rponse la question n 176. 72210. En ce qui concerne les frais pour retarder la transaction et de ngociation dans les marges, une dclaration at dlivr par le Conseil du Fiqh islamique ce sujet, qui dit ce qui suit: Louange Allah et bndiction et salut é a respeito de um problema de profissão, nossa matre et prophte Muhammad et sur sa famille et ses compagnons. Para a continuação: Le Conseil Islamique du Fiqh de la Ligue musulmane mondiale, dans son dix-huitime session qui sest tenue Makkah al-Moukarramah, du 10 au 1431427 AH (8 12 de abril de 2006 CE), um exame da pergunta da ngociação dos marges , Qui me permite o leque de uma pequena quantia da valor de ce quil. Comprar comprar, comprar uma casa de 171marge187, e lagar (a outra ou outra) paie le reste sous forme de prt, condição que le contrat restante em la Nom de lagent comme un gage pour largent qui at prt. Aprs lcoute de la recherche qui at prsent et la discussion dtaille sur ce sujet, lavis du Conseil est que ce opration comprend les lments suivants: 1 - Faire face lachat et la vente des fins de profit, et ce traitement se fait habituellement dans les principales Concebe ou des certificats financiers (ações e obrigações) ou certos tipos de produtos, e pode incluir o comércio de opções, contratos e indústrias de grandes ações. 2 - Les prts, qui se rfre largent donn par lagent au client, ou seja, é um banco, ou por um nível e um ninho de pasto. 3 - Riba, qui se produit nessa opration sob a forma de frais para a velocidade do retardador. O sagit des intrts qui sont imputes lacheteur sil ne rend pas une dcision le mme jour, et qui peut tre un pourcentage de prt ou un montant fixe. 4 - A Comissão, que é o que é mais importante que a solução obtida pela empresa de atendimento ao cliente, o que é o resultado da aceitação do cliente. De um contrato com um contrato, com um contrato, um contrato, um diploma, um diploma, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato, um contrato. Uma vez que a transação é nítida e não está prevista para a Charia para as sestas de receita: Iniciação: Il sagit dusure vidente, que é mais vendido por um período de fundo, é um empréstimo 171le pagamento de impostos para retarder la Transação. Cest une sorte de riba interdit. Allah dit (tradução do sens): O vous qui croyez Craignez Allah e renoncez au reliquat (grce vous) partir de lusure (partir de agora) se você está (vraiment) Formigas. 279. E você está bem, então recevez lannonce de la guerre dAllah et Son messager, mais se você está de volta, você está com seus capitais. A ne pas injustiça (em demandant plus de votre capital), e você não está em fase de entrega (em recebimento menos de sua capital). Duas etapas: Lagent stipule que le client doit faire face through lui, ce qui conduit combiner les deux octroi dun prt pour O que é o direito de pagar a comissão, qui sapparente la combinaison octroi dun prt et de vente dans le mme temps, ce qui est interdit dans Sharee Ah parce que le Messager dAllah (bndiction et salut être sur lui) a dit: Il nest Pergunte-me a um vendedor e a um vendedor em mme temps. 171 Le hadith est rapport par Abou Dawoud (3 384) et at-Tirmidhi (3 526), ​​qui a dit cest un hadith authentique 187. Na ce cas, há um bnfici de filho e os jurisconsultos são unanimes reconnatre que tous les Pratos que garantem a vantagem de um problema. Três estágios: as transações que são feitas de uma determinada maneira sobre os mercados, estão disponíveis em vários contratos que são interdits por Charia, tais como: 1 - Traite des obligations, qui vient au titre de l'riba, qui est interdit. Cest ce qua dclar dans une rsolution du Conseil islamique de Fiqh dans Jeddah, no. 60, uma sessão de seis sessões. 2 - Traiter sans discernement nas ações do socit. La Quatrime dclaration du Conseil Islamique du Fiqh de la Ligue islamique mondiale sa quatorzime session, en 1415 AH a dclar quil est interdit de traitement nas ações de socits dont les objectifs principaux sont interdits, ou certains de their relations implablent riba. 3 - la vente de devises se fait gnralement sans la main dchanger la principal qui les rend interdit par la Charia. 4 - Grer les options et contrats terme. Une rsolution du Conseil islamique de Fiqh dans Jeddah pas. (63), em sa sixime session, a dclar que les options ne sont pas interdit par la Charia, parce que lobjet de tratamento de contratos contratos não são grandes ou de serviços ou uma obrigação financiadora. La mme escolheu o sapplique aux contrats terme et le commerce dans les indices. 5 - Dans certains cas, lagent est de vendre quelque coisa no quilômetro, e a venda de ce que lon ne possde pas a interdit par la charia. Quatrimement: Esta opration implique un prudice conomique pour les parties concernes, em particular le client (linvestisseur), e lconomie de socit en gnral, parce que é a base sobre os empreendimentos lexcs et de prendre des risques. Cessões sobre o crescimento implícito, a tromper les gens, les rumeurs, a thsaurisation, a linfação artificial dos preços e a flutuação rápida e forte dos preços, no sentido mais rápido e seguro das pessoas de outras festas. De l vient, under la rubrique de richesse des biens dautrui, en plus de dtourner les richesses dans le socit du rel, lactivit conomique fructueuse ce tipo de risque qui na pas mais enriquecido, e pode conduzir des perturbações conomiques graves qui cause de Grandes pertes et mal dans la socit. Le Conseil recommande aux institutions financiers de suivre les voies de financement qui sont prescrites dans la Charia et qui nimpliquent pas de riba et autres, et ne pas avoir des consquences conomiques sur leurs clients ou sur lconomie en gnral, comme les partenariats Charia et ainsi de suíte. E Allah é o líder da força. Puisse Allah bnir et saluer notre Prophte Muhammad, sa famille et ses compagnons. Extrait de la Revue de lAcadmie, Al-Fiqh al-Islami, n. ° 176. 22, p. 229. Nós exigimos Allah de nous guider et vous. Et Allah sait mieux. Fatwa MUI Tentang Jual Beli Mata Uang (AL-SHARF) Pertanyaan yang pasti ditanyakan oleh setiap comerciante da Indonésia. 1. Apakah Trading Forex Haram 2. Apakah Trading Forex Halal 3. Apakah Trading Forex diperbolehkan dalam Agama Islam 4. Apakah SWAP itu Mari kita bahas dengan artikel yang pertama. Forex Dalam Hukum Islam Dalam bukunya Prof. Drs. Masjfuk Zuhdi yang berjudul MASAIL FIQHIYAH Kapita Selecta Hukum Islamismo, diperoleh bahwa Forex (Perdagangan Valas) diperbolehkan dalam hukum islam. Perdagangan valuta asing timbul karena adanya perdagangan barang-barang kebutuhankomoditi antar negara yang bersifat internasional. Perdagangan (Ekspor-Impor) ini tentu memerlukan alat bayar yaitu UANG yang masing-masing negara mempunyai ketentuan sendiri dan berbeda satu sama lainnya sesuai dengan penawaran dan permintaan diantara negara-negara tersebut sehingga timbul PERBANDINGAN NILAI MATA UANG antar negara. Perryingan nilai mata uang antar negara terkumpul dalam suatu BURSA atau PASAR yang bersifat internasional dan terikat dalam suatu kesepakatan bersama yang saling menguntungkan. Nilai mata uang suatu negara dengan negara lainnya ini berubah (berfluktuasi) setiap saat sesuai volume permintaan dan penawarannya. Adanya permintaan dan penawaran inilah yang menimbulkan transaksi mata uang. Yang secara nyata hanyalah tukar-menukar mata uang yang berbeda nilai. HUKUM ISLAM dalam TRANSAKSI VALAS 1. Ada Ijab-Qobul. --- gt Ada perjanjian untuk memberi dan menerima Penjual menyerahkan barang dan pembeli membayar tunai. Ijab-Qobulnya dilakukan dengan lisan, tulisan dan utusan. Pe mbeli dan penjual mempunyai wewenang penuh melaksanakan dan melakukan tindakantindakan hukum (dewasa dan berpikiran sehat) 2. Memenuhi syarat menjadi objek transaksi jual-beli yaitu: Suci barangnya (bukan najis) Dapat dimanfaatkan Dapat diserahterima kan Jelas barang dan harganya Dijual (dibeli) por aí Pemiliknya sendiri atau kuasanya atas izin pemiliknya Barang sudah berada ditangannya jika barangnya diperoleh dengan imbalan. Perlu ditambahkan pendapat Muhammad Isa, bahwa jual beli saham itu diperbolehkan dalam agama. Jangan kamu membeli ikan dalam air, karena sesungguhnya jual beli yang demikian itu mengandung penipuan. (Hadis Ahmad bin Hambal dan Al Baiqqi de Ibnu Masud) Jual beli barang yang tidak di tempat transaksi diperbolehkan dengan syarat harus diterangkan sifatsifatnya atau ciri-cirinya. Kemudian jika barang sesuai dengan keterangan penjual, maka sahlah jual belinya. Tetapi jika tidak sesuai maka pembeli mempunyai hak khiyar, artinya boleh meneruskan atau membatalkan jual belinya. Hal ini sesuai dengan hadis Nabi riwayat Al Daraquthni dari Abu Hurairah: Barang siapa yang membeli sesuatu yang ia tidak melihatnya, maka ia berhak khiyar jika ia telah melihatnya. Jual beli hasil tanam yang masih terpendam, seperti ketela, kentang, bawang dan sebagainya juga diperbolehkan, asal diberi contohnya, karena akan mengalami kesulitan atau kerugian jika harus mengeluarkan semua hasil tanaman yang terpendam untuk dijual. Hal ini sesuai dengan kaidah hukum Islã: Kesulitan itu menarik kemudahan. Demikian juga jual beli barang-barang yang telah terbungkustertutup, seperti makanan kalengan, LPG, dan sebagainya, asalkam diberi label yang menerangkan isinya. Vide Sabiq, op. Cit. Hal. 135. Mengenai teks kaidah hukum Islam tersebut di atas, vide Al Suyuthi, Al Ashbah wa al Nadzair, Mesir, Mustafa Muhammad, 1936 hal. 55. JUAL BELI VALUTA COMO DAN SAHAM Yang dimaksud dengan valuta como adalah mata uang luar negeri seperi dolar Amerika, kgterling Inggris, ringgit Malaysia dan sebagainya. Apabila antara negara terjadi perdagangan internasional maka tiap negara membutuhkan valuta asing untuk alat bayar luar negeri yang dalam dunia perdagangan disebut devisa. Misalnya eksportir Indonésia akan memperoleh devisa dari hasil ekspornya, sebaliknya importir Indonésia memerlukan devisa untuk mengimpor dari luar negeri. Dengan demikian akan timbul pena e perminataan de bursa valuta asing. Setiap negara berwenang penuh menetapkan kurs uangnya masing-masing (kurs adalah perbandingan nilai uangnya terhadap mata uang asing) misalnya 1 dolar Amerika Rp. 12.000. Namun kurs uang atau perbandingan nilai tukar setiap saat bisa berubah-ubah, tergantung pada kekuatan ekonomi negara masing-masing. Penkatan kurs uang dan transaksi jual beli valuta como diselenggarakan de Bursa Valuta Asing (AWJ Tupanno, et al. Ekonomi dan Koperasi, Jakarta, Depdikbud 1982, hal 76-77) FATWA MUI TENTANG PERDAGANGAN VALAS Fatwa Dewan Syariah Nasional Majelis Ulama Indonésia Não: 28DSN-MUIIII2002 tentang Jual Beli Mata Uang (Al-Sharf) a. Bahwa dalam sejumlah kegiatan untuk memenuhi berbagai keperluan, seringkali diperlukan transaksi jual-beli mata uang (al-sharf), baik antar mata uang sejenis maupun antar mata uang berlainan jenis. B. Bahwa dalam urf tijari (tradisi perdagangan) transaksi jual beli mata uang dikenal beberapa bentuk transaksi yang status hukumnya dalam pandangan ajaran Islam berbeda antara satu bentuk dengan bentuk lain. C. Bahwa agar kegiatan transaksi tersebut dilakukan sesuai dengan ajaran Islam, DSN memandang perlu menetapkan fatwa tentang al-Sharf untuk dijadikan pedoman. 1. Firman Allah, QS. Al-Baqarah2: 275:. Dan Allah telah menghalalkan jual beli dan mengharamkan riba. 2. Hadis nabi riwayat al-Baihaqi dan Ibnu Majah Abu Al-Khudri: Rasulullah SAW bersabda, Sesungguhnya jual beli itu hanya boleh dilakukan atas dasar kerelaan (antara kedua belah pihak) (HR. Albaihaqi dan Ibnu Majah, dan dinilai shahih oleh Ibnu Hibban). 3. Hadis Nabi Riwayat Muçulmano, Abu Daud, Tirmidzi, Nasai, dan Ibn Majah, dengan teks Muslim dari Ubadah bin Shamit, Nabi viu bersabda: (Juallah) emas dengan emas, perak dengan perak, gandum dengan gandum, syair dengan syair, kurma Dengan kurma, dan garam dengan garam (denga syarat harus) sama dan sejenis serta secara tunai. Jika jenisnya berbeda, juallah sekehendakmu jika dilakukan secara tunai ... 4. Hadis Nabi riwayat Muçulmano, Tirmidzi, Nasai, Abu Daud, Ibnu Majah, dan Ahmad, dari Umar bin Khattab, Nabi viu bersabda: (Jual-beli) emas dengan perak adalah Riba kecuali (dilakukan) secara tunai. 5. Hadis Nabi riwayat Muslim dari Abu Said al-Khudri, Nabi viu bersabda: Janganlah kamu menjual emas dengan emas kecuali sama (nilainya) dan janganlah menambahkan sebagian atas sebagian yang lain janganlah menjual perak dengan perak kecuali sama (nilainya) dan janganlah menambahkan sebagaian Atas sebagian yang lain dan janganlah menjual emas dan perak tersebut yang tidak tunai dengan yang tunai. 6. Hadis Nabi riwayat Muslim dari Bara bin Azib dan Zaid bin Arqam. Rasulullah viu melarang menjual perak dengan emas secara piutang (tidak tunai). 7. Hadis Nabi riwayat Tirmidzi dari Amr bin Auf: Perjanjian dapat dilakukan di antara kaum muslim, kecuali perjanjian yang mengharamkan yang halal atau menghalalkan yang haram dan kaum muslim terikat dengan syarat-syarat mereka kecuali syarat yang mengharamkan yang halal atau menghalalkan yang haram. 8. Ijma. Ulama sepakat (ijma) bahwa akad al-sharf disyariatkan dengan syarat-syarat tertentu 1. Surat dari pimpinah Unidade Usaha Syariah Bank BNI no. UUS2878 2. Pendapat peserta Rapat Pleno Dewan Syariah Nasional pada Hari Kamis, tanggal 14 Muharram 1423H 28 Maret 2002. Dewan Syariah Nasional Menetapkan. FATWA TENTANG JUAL BELI MATA UANG (AL-SHARF). Pertama. Ketentuan Umum Transaksi jual beli mata uang pada prinsipnya boleh dengan ketentuan sebagai berikut: 1. Tidak untuk spekulasi (untung-untungan). 2. Ada kebutuhan transaksi atau untuk berjaga-jaga (simpanan). 3. Apabila transaksi dilakukan terhadap mata uang sejenis maka nilainya harus sama dan secara tunai (at-taqabudh). 4. Apabila berlainan jenis maka harus dilakukan dengan nilai tukar (kurs) yang berlaku pada saat transaksi dan secara tunai. Kedua. Jenis-jenis transaksi Valuta Asing 1. Transaksi SPOT, yaitu transaksi pembelian dan penjualan valuta asing untuk penyerahan pada saat itu (sobre o contador) atau penyelesaiannya paling lambat dalam jangka waktu dua hari. Hukumnya adalah boleh, karena dianggap tunai, sedangkan waktu dua hari dianggap sebagai proses penyelesaian yang tidak bisa dihindari de merupakan transaksi internasional. 2. Transaksi FORWARD, yaitu transaksi pembelian dan penjualan valas yang nilainya ditetapkan pada saat sekarang dan diberlakukan untuk waktu yang akan datang, antara 2x24 jam sampai dengan satu tahun. Hukumnya adalah haram, karena harga yang digunakan adalah harga yang diperjanjikan (muwaadah) dan penyerahannya dilakukan di kemudian hari, padahal harga pada waktu penyerahan tersebut belum tentu sama dengan nilai yang disepakati, kecuali dilakukan dalam bentuk acordo para a frente untuk kebutuhan yang tidak dapat dihindari (lil Hajah) 3. Transaksi SWAP yaitu suatu kontrak pembelian atau penjualan valas dengan harga spot yang dikombinasikan dengan pembelian antara penjualan valas yang sama dengan harga forward. Hukumnya haram, karena mengandung unsur maisir (spekulasi). 4. Transaksi OPÇÃO yaitu kontrak untuk memperoleh hak dalam rangka membeli atau hak untuk menjual yang tidak harus dilakukan atas sejumlah unidade valuta como pada harga dan jangka waktu atau tanggal akhir tertentu. Hukumnya haram, karena mengandung unsur maisir (spekulasi). Ketiga. Fatwa ini berlaku sejak tanggal ditetapkan, dengan ketentuan jika di kemudian hari ternyata terdapat kekeliruan, akan diubah dan disempurnakan sebagaimana mestinya. Ditetapkan di. Jakarta Tanggal. 14 Muharram 1423 H 28 Maret 2002 M DEWAN SYARIAH NASIONAL - MAJELIS ULAMA INDONÉSIA

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